MotoGPortugal.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nuno Caetano é o "glorioso maluco" português na Isle of Man

4 participantes

Ir para baixo

Nuno Caetano é o "glorioso maluco" português na Isle of Man Empty Nuno Caetano é o "glorioso maluco" português na Isle of Man

Mensagem por CBR666 Sáb Jun 08, 2013 7:10 pm

Nuno Caetano é o "glorioso maluco" português na Isle of Man Backgroundvfe




Eles ousam em duas rodas, que transpõem estradas secundárias e de montanha a 300 quilómetros por hora. Porquê provocar o perigo? "É bom ainda haver lugares onde se pode exercer a liberdade de tomar riscos", responde quem lá anda.

"Resisto sempre a tirar grandes implicações filosóficas do que no fundo é um conjunto de pessoas a andar depressa de mota." É desta forma que o português Nuno Caetano explica o fascínio das provas de motociclismo de estrada na Ilha de Man, que terminam esta sexta-feira. É a prova mais "apetecida", mas também a mais perigosa, para os participantes no Tourist Trophy (TT). Todos os anos, a pequena Ilha de Man, de 572 quilómetros quadrados, situada no Mar da Irlanda, entre Inglaterra e a Irlanda do Norte, fica lotada por pilotos e aficionados que se juntam para ver as motas a acelerarem nas estradas da ilha. Um destes "gloriosos malucos" é Nuno Caetano. O "motard" nacional, pela segunda vez a competir na Ilha de Man, correu, esta semana, por quatro vezes, tendo ficado entre o 33º e o 43º lugares. Posições que o próprio, em entrevista à Renascença, reconhece serem modestas, mas que se explicam, segundo Nuno Caetano, pelo facto de estar a competir com a nata do motociclismo de estrada.

Que balanço faz da sua participação na edição deste ano do TT Ilha de Man?
Positivo. Qualifiquei-me facilmente para todas as corridas e melhorei consideravelmente os meus tempos por volta. Desportivamente, os resultados absolutos são relativamente modestos, mas tenho de ser realista e ter em mente que estou a competir com a nata do 'road racing' internacional, muitos deles profissionais e com estruturas e maquinaria muito mais competitivas. O TT demora pelo menos três anos a aprender. Este é o meu segundo ano, por isso há tempo para melhorar.
É dos poucos portugueses que já participou nesta prova. O que é que o fascina na Ilha de Man?
A prova é única. Cada volta soma mais de 60 quilómetros, atingem-se velocidades de 300 quilómetros por hora e médias, por volta, acima dos 200 quilómetros por hora. Tudo isto em estradas secundárias e de montanha. Não há mais lugar nenhum no mundo em que se possa fazer isto!
Um documentário francês diz que o TT é, acima de tudo, uma questão filosófica, no sentido de ser contra-corrente, de contrariar tendências e convenções e ser um dos maiores desafios desportivos aos limites da resistência humana. Concorda?
Concordo, em parte. O mundo actual está cada vez mais hermético e obcecado com a seguranca em todas as suas formas. É bom ainda haver lugares como a Ilha de Man e provas como o TT, onde se pode exercer a liberdade de tomar riscos. Por outro lado, resisto sempre a tirar grandes implicações filosóficas do que, no fundo, é um conjunto de pessoas a andar depressa de mota.

Como se explica o fascínio pelas "road races"? É nas corridas de estrada que está a essência mais pura, a alma do motociclismo?
Houve um piloto que resumiu bem esta questão, dizendo que, se as corridas de pista são como o montanhismo, as de estrada são como o montanhismo, mas sem corda. O grau de perigo, obviamente, é maior, o que faz com que as sensações que daí se retiram, eventualmente, também o sejam. Isto não é, de todo, linear, cabendo a cada um escolher o nível de risco que está disposto a assumir. Para muitos, a pista chega. Para mim, não.

O TT é extremamente perigoso, com um número elevado de acidentes mortais. Esta semana, a Cadena Ser entrevistava o espanhol António Maeso (antes do acidente que o atirou para o hospital de Liverpool, em estado muito grave) e fazia uma pergunta que impressionou: como é participar numa competição em que a probabilidade de chegar ao fim sem vida é de 3%?
Não se pode pensar nas coisas dessa forma. Rodam-se milhares de quilómetros de corrida sem que haja um único acidente. Se formos a ver, a probabilidade de morrer de ataque de coração é de 20%, de cancro 16.67%, etc.. Não quero com isto dizer que não é uma actividade de alto risco, porque o é. Daí que, para aqui se andar com segurança, é preciso uma combinação de experiência, preparação e, sobretudo, muito bom senso em cima da mota.

Como descreve o ambiente que se vive em torno da prova? É verdade que os locais acolhem em suas casas pilotos e espectadores numa atmosfera ímpar?
A Ilha de Man é, sem dúvida, um lugar especial, também nesse sentido. Os locais são ímpares e incansáveis a receber turistas e visitantes. A ilha está habituada a ficar, durante o TT, literalmente a rebentar pelas costuras. A oferta hoteleira não é suficiente. Logo, são os particulares a prontificarem-se a resolver o problema.

Outra das características é a importância da rádio na prova. Com um circuito de mais de 60 quilómetros, não há transmissão televisiva. São aos milhares os espectadores com transístores...
Há duas razões para isso. Em primeiro lugar, há um grande respeito pela tradição e as corridas sempre foram transmitidas pela rádio. Em segundo lugar, tecnicamente, não é fácil seguir em directo e pela televisão uma prova cuja volta mede 60 quilómetros. Eventualmente, de helicóptero [seria possível], mas a perspectiva não seria a melhor. Eventualmente, passaremos a ter o TT em directo e em HD. É apenas uma questão de tempo.

Como descreve o circuito? Dizem que é parecido com o antigo Vila Real (aliás, Vila Real já fez parte do campeonato TT e o mítico Joey Dunlop correu na Princesa do Corgo no inicio da década de 80). Como é que o memoriza?
Infelizmente, nunca rodei em Vila Real, pelo que não posso comparar. O circuito, muito resumidamente, é uma ida da capital, Douglas, até Ramsay, do outro lado da ilha, pelo meio da floresta, com retorno pela estrada de montanha. Os lisboetas podem imaginar uma ida pela serra de Sintra, com regresso pelo Cabo da Roca. Eu, no primeiro ano que cá vim, fiz umas 40 ou 50 voltas de carro, intermeadas com visionamento de videos 'onboard' e voltas na Playstation. Parece básico, mas ajuda mesmo.

Na sua moto (vermelha e verde) tem a inscrição "Visit Portugal". Não tendo nenhum apoio oficial, porque o faz?
Carolice. Corro com licença portuguesa por opção própria, apesar de não ser a solução mais fácil para o meu tipo de provas, e tenho orgulho de ver a bandeira nacional hasteada pela minha presença nos eventos em que participo. A mota acaba por ser muito fotografada e, já que não posso andar com uma bandeira pendurada, ando com o lema 'Visit Portugal' para chamar atenção para o nosso país.

Quais são os próximos desafios? Vai continuar nas corridas de estrada no Reino Unido? Vai estar em Macau?
Vou. Tenho o calendário preenchido até ao final do ano, com provas de estrada em Inglaterra, Irlanda do Norte, Ilha de Man (Manx Grand Prix) e, eventualmente, Bélgica e República Checa. O plano é acabar o ano em Macau.

E o futuro do motociclismo em Portugal? Miguel Oliveira, no Mundial, trará a visibilidade internacional que se precisa?
Não só o Miguel Oliveira, como o Ivo Lopes, Miguel Praia, Pedro Nuno e outros que estão ou estiveram no panorama internacional. Espero que não acabem por 'morrer na praia' por falta de apoios, mas o risco é grande que isso aconteça.


Fonte: Site Rádio Renascença
CBR666
CBR666

Data de inscrição : 22/06/2011
Idade : 38
Localização : Lisboa

https://www.facebook.com/Oficina.L.L.Motors

Ir para o topo Ir para baixo

Nuno Caetano é o "glorioso maluco" português na Isle of Man Empty Re: Nuno Caetano é o "glorioso maluco" português na Isle of Man

Mensagem por kosmo02 Sáb Jun 08, 2013 9:04 pm

Pena que não haja mais apoios para estas àreas de desporto!?!..

Com tantos milhões gastos em futebol, que eu sou um grande adepto, mas que realmente está mal destribuido...está!!

Independentemente disso, parabéns Nuno Caetano, apesar de os resultados "modestos", que para mim, só o facto de lá teres estado já é uma vitoria..

Grande topico CBR666
kosmo02
kosmo02

Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 35
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Nuno Caetano é o "glorioso maluco" português na Isle of Man Empty Re: Nuno Caetano é o "glorioso maluco" português na Isle of Man

Mensagem por busanova Dom Jun 09, 2013 6:31 pm

Excelente Tiago... Continua com os teus topicos da Ilha do Sonho...
busanova
busanova

Data de inscrição : 23/08/2011
Idade : 53
Localização : S.D.Rana/Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Nuno Caetano é o "glorioso maluco" português na Isle of Man Empty Re: Nuno Caetano é o "glorioso maluco" português na Isle of Man

Mensagem por Kuhn Dom Jun 09, 2013 7:30 pm

muito bom Twisted Evil

Kuhn
Kuhn

Data de inscrição : 27/05/2011
Idade : 43
Localização : Almada

http://www.motogportugal.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Nuno Caetano é o "glorioso maluco" português na Isle of Man Empty Re: Nuno Caetano é o "glorioso maluco" português na Isle of Man

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos