Condução em grupo
2 participantes
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Condução em grupo
Verificar o estado das motos
Se não conhece todos os membros do grupo, verifique o estado das motos e a situação dos seguros de cada um. Não se trata de "brincar aos polícias", mas deste controle depende a segurança de todos. Se um dos motards se apresentar sem o seguro válido ou com uma moto equipada com pneus lisos, recuse-o.
2. Prever o itinerário
A fim de melhorar o prazer da viagem, caso não tenha um sistema GPS, obtenha um itinerário detalhado do percurso previsto, com uma fotocópia do mapa das estradas e o percurso assinalado com marcador colorido e um "road-book" em que estejam assinaladas as principais mudanças de direcção. Esta folha de papel (formato A4) será metida no saco colocado sobre o reservatório. Mais vale prever com antecedência as paragens da viagem (hotel, restaurantes, visitas...) e comunicar um horário aproximado e as direcções destes pontos de encontro para o caso de um dos participantes se perder. Por outro lado, não hesite em parar nos cruzamentos mais importantes.
3. Enquadrar os novatos
Ajude os novos condutores e coloque-os na coluna entre outras pessoas mais experimentadas. A ordem de partida deve ser respeitada ao longo de todo o trajecto. Evite ultrapassagens salvo em caso de força maior.
4. Ultrapassar um após o outro
Se a circulação se tornar densa, as ultrapassagens far-se-ão em grupo nos troços da estrada em que a visibilidade for total. No caso contrário, espere que a moto que vai à frente recupere a nova posição antes de começar a ultrapassagem pois, em caso de surpresa, a moto que segue de perto pode muito bem decidir travar para se reabastecer, em vez de tentar a ultrapassagem.
5. Respeitar as distâncias de segurança
Regra número um, não siga a moto que o precede demasiado perto dela. Conserve uma boa distância de segurança, sobretudo se o pavimento estiver húmido.
6 Antecipar as manobras
No caso de mudança de direcção, de paragem ou de uma situação imprevista, não hesite em travar por pequenos toques a fim de fazer acender a sua luz stop e de prevenir os seus seguidores de que se vai passar qualquer coisa. O mesmo se diga para os piscas a activar antes de cada cruzamento. Por outro lado, é bom assinalar os obstáculos (gravilhas, pedras, terra...) por um movimento com o pé ou levantando o braço se o perigo for real.
7. Vigiar a retaguarda
Para evitar qualquer desmembramento do grupo, cada um deve observar pelo retrovisor os que vêm atrás de si. As motos têm autonomias diferentes e podem ter falta de combustível inesperadamente com um condutor menos atento. Podem dar-se outros incidentes (saída da estrada ou furo) e, nestes casos, se mais ninguém o seguir, faça vários sinais de faróis ao seu predecessor e depois pare num local sem risco, se desejar efectuar meia-volta.
8. Em linha recta, condução em escada
A fim de melhorar as distâncias de segurança e a visibilidade de todos, nas rectas conduza sistematicamente em "escada", isto é, na mesma via uma moto no lado esquerdo, depois outra no direito, depois outra à esquerda e assim sucessivamente. O "leader" deve posicionar-se no lado esquerdo, o que lhe oferece uma maior visibilidade para a frente e para a retaguarda. No caso de travagem de urgência, cada um deverá imperativamente ficar no seu lado, a fim de manter a maior margem de manobra possível.
9. Olhar longe para a frente
Em curva, a fila indiana retoma as regras normais para que cada um possa escolher a trajectória ideal. Um conselho entretanto, não ponha os olhos colados à roda de trás da moto que vai à sua frente. Se o condutor cometer um erro, vai juntar-se a ele na valeta. Conservando o seu campo de visão, concentre-se sobretudo na boa trajectória.
10. Uma bóia de salvação: o telefone
Apesar de todos estes cuidados, um dos membros pode perder-se, desaparecer pura e simplesmente na esquina de uma rua ou ficar bloqueado num semáforo encarnado. Nada de pânico, no "road-book" você teve o cuidado de lhe escrever um número de telefone (eventualmente com um respondedor automático de chamadas) onde será suficiente que ele deixe uma mensagem clara, indicando o local do percurso em que esperará a vossa chegada.
Se não conhece todos os membros do grupo, verifique o estado das motos e a situação dos seguros de cada um. Não se trata de "brincar aos polícias", mas deste controle depende a segurança de todos. Se um dos motards se apresentar sem o seguro válido ou com uma moto equipada com pneus lisos, recuse-o.
2. Prever o itinerário
A fim de melhorar o prazer da viagem, caso não tenha um sistema GPS, obtenha um itinerário detalhado do percurso previsto, com uma fotocópia do mapa das estradas e o percurso assinalado com marcador colorido e um "road-book" em que estejam assinaladas as principais mudanças de direcção. Esta folha de papel (formato A4) será metida no saco colocado sobre o reservatório. Mais vale prever com antecedência as paragens da viagem (hotel, restaurantes, visitas...) e comunicar um horário aproximado e as direcções destes pontos de encontro para o caso de um dos participantes se perder. Por outro lado, não hesite em parar nos cruzamentos mais importantes.
3. Enquadrar os novatos
Ajude os novos condutores e coloque-os na coluna entre outras pessoas mais experimentadas. A ordem de partida deve ser respeitada ao longo de todo o trajecto. Evite ultrapassagens salvo em caso de força maior.
4. Ultrapassar um após o outro
Se a circulação se tornar densa, as ultrapassagens far-se-ão em grupo nos troços da estrada em que a visibilidade for total. No caso contrário, espere que a moto que vai à frente recupere a nova posição antes de começar a ultrapassagem pois, em caso de surpresa, a moto que segue de perto pode muito bem decidir travar para se reabastecer, em vez de tentar a ultrapassagem.
5. Respeitar as distâncias de segurança
Regra número um, não siga a moto que o precede demasiado perto dela. Conserve uma boa distância de segurança, sobretudo se o pavimento estiver húmido.
6 Antecipar as manobras
No caso de mudança de direcção, de paragem ou de uma situação imprevista, não hesite em travar por pequenos toques a fim de fazer acender a sua luz stop e de prevenir os seus seguidores de que se vai passar qualquer coisa. O mesmo se diga para os piscas a activar antes de cada cruzamento. Por outro lado, é bom assinalar os obstáculos (gravilhas, pedras, terra...) por um movimento com o pé ou levantando o braço se o perigo for real.
7. Vigiar a retaguarda
Para evitar qualquer desmembramento do grupo, cada um deve observar pelo retrovisor os que vêm atrás de si. As motos têm autonomias diferentes e podem ter falta de combustível inesperadamente com um condutor menos atento. Podem dar-se outros incidentes (saída da estrada ou furo) e, nestes casos, se mais ninguém o seguir, faça vários sinais de faróis ao seu predecessor e depois pare num local sem risco, se desejar efectuar meia-volta.
8. Em linha recta, condução em escada
A fim de melhorar as distâncias de segurança e a visibilidade de todos, nas rectas conduza sistematicamente em "escada", isto é, na mesma via uma moto no lado esquerdo, depois outra no direito, depois outra à esquerda e assim sucessivamente. O "leader" deve posicionar-se no lado esquerdo, o que lhe oferece uma maior visibilidade para a frente e para a retaguarda. No caso de travagem de urgência, cada um deverá imperativamente ficar no seu lado, a fim de manter a maior margem de manobra possível.
9. Olhar longe para a frente
Em curva, a fila indiana retoma as regras normais para que cada um possa escolher a trajectória ideal. Um conselho entretanto, não ponha os olhos colados à roda de trás da moto que vai à sua frente. Se o condutor cometer um erro, vai juntar-se a ele na valeta. Conservando o seu campo de visão, concentre-se sobretudo na boa trajectória.
10. Uma bóia de salvação: o telefone
Apesar de todos estes cuidados, um dos membros pode perder-se, desaparecer pura e simplesmente na esquina de uma rua ou ficar bloqueado num semáforo encarnado. Nada de pânico, no "road-book" você teve o cuidado de lhe escrever um número de telefone (eventualmente com um respondedor automático de chamadas) onde será suficiente que ele deixe uma mensagem clara, indicando o local do percurso em que esperará a vossa chegada.
Re: Condução em grupo
aqui um bom topico....ainda nao nos conheçemos muito bem temos k começar a saber o andamento d cada um....saber andar e gozar...mas estamos aqui a pouco tempo ....abraço
Convidado- Convidado
Re: Condução em grupo
tu ja e eu tb...mas nao conheço todos...por exemplo eu e o fil ja nos conheçemx
Convidado- Convidado
Re: Condução em grupo
pois llooll....sei k a pessoal k twem mais andamento do que outros mas se um dia for para dar um giro grande por é assim...os k andam melhor vai um a frente outro a tras....ou entao marca se o destino e encontramo nos lá...embora nao goste uito da ultima ja nao se chama em grupo
Convidado- Convidado
Re: Condução em grupo
Post bastante útil e se todos seguirem isto mantemos as hipoteses de "azares" acontecerem bem afastada.
Ninguém impede ninguém de abrir um pouco as "guelas", mas se desacelarar-mos um pouco e deixar-mos o grupo se colar, podemos continuar a dar "gas" novamente, até termos consciência que pode haver dúvidas no trajecto a seguir, se apanhar-mos um cruzamento, entrocamento, biforcação ou algo do género, para ninguém do grupo seguir outro caminho
É importante assinalar também, as areias, águas, óleos ou outros objectos que nos possam fazer cair como é descrevido no tópico. Pessoalmente, prefiro a mão porque ao acenar o pé, penso que é o gajo a ajeitar as calças que vão a meia canela
Boas Curvas Pessoal
P.B.
Ninguém impede ninguém de abrir um pouco as "guelas", mas se desacelarar-mos um pouco e deixar-mos o grupo se colar, podemos continuar a dar "gas" novamente, até termos consciência que pode haver dúvidas no trajecto a seguir, se apanhar-mos um cruzamento, entrocamento, biforcação ou algo do género, para ninguém do grupo seguir outro caminho
É importante assinalar também, as areias, águas, óleos ou outros objectos que nos possam fazer cair como é descrevido no tópico. Pessoalmente, prefiro a mão porque ao acenar o pé, penso que é o gajo a ajeitar as calças que vão a meia canela
Boas Curvas Pessoal
P.B.
Convidado- Convidado
Re: Condução em grupo
rolar em grupo e para nos conhecermos melhor é bom é akeles passeios onde ninguem conhece bem a zona
ai percebemos como rolamos melhor
e percebemos de como os outros rolam normalmente
ai percebemos como rolamos melhor
e percebemos de como os outros rolam normalmente
Convidad- Convidado
Re: Condução em grupo
Infelizmente tive uma experiência na ultima sexta feira.....
íamos todos em grupo e de repente sai um do grupo para a frente e nunca mais demos com ele..... como sabem deu-se o acidente (despiste)...e saiu fora da estrada...ambos... nem um vestígio havia...apesar das condições serem de noite... o que não ajudou....
Por isso também penso assim....podem dar gás em grupo mas um pouco
mais á frente voltar a reagrupar.... nunca dar uma margem muito grande....
íamos todos em grupo e de repente sai um do grupo para a frente e nunca mais demos com ele..... como sabem deu-se o acidente (despiste)...e saiu fora da estrada...ambos... nem um vestígio havia...apesar das condições serem de noite... o que não ajudou....
Por isso também penso assim....podem dar gás em grupo mas um pouco
mais á frente voltar a reagrupar.... nunca dar uma margem muito grande....
Re: Condução em grupo
Eu como sou o mais cegueta fico para ultimo
Já me perdi por duas vezes por acelerar á toa
Tenho que ter mais calma como diz o Filtan
o Nelson_hornet escreveu "curvas? onde é q elas tao? tb adoro é pena é ninguem ter andamento para mim..... vai tudo pa frente e eu fico para traz.... é pena mas é assim... bem vindo e pode ser q um dia destes agente possa curvar juntos....."
Nelson da próxima vez eu acompanho-te
Já me perdi por duas vezes por acelerar á toa
Tenho que ter mais calma como diz o Filtan
o Nelson_hornet escreveu "curvas? onde é q elas tao? tb adoro é pena é ninguem ter andamento para mim..... vai tudo pa frente e eu fico para traz.... é pena mas é assim... bem vindo e pode ser q um dia destes agente possa curvar juntos....."
Nelson da próxima vez eu acompanho-te
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